Camisa UV Proteção Solar e sua Importância Recife PE

Camisa UV Proteção Solar e sua Importância Recife PE

A importância de Roupas com Proteção Solar Recife

Cada vez mais existe consciência do perigo que os raios solares representam para a saúde da pele. Embora, a fração ultravioleta dos raios solares (raios UV) atue sobre as pessoas, em parte, de forma positiva, já que são indispensáveis para formação da vitamina D (importante para os ossos); por outro lado, pode ser nociva à pele e causar desde uma pequena vermelhidão a queimaduras graves, envelhecimento precoce e até o câncer da pele. Para uma pessoa de pele clara possa obter a quantidade necessária de vitamina D, bastam apenas 7 minutos de exposição solar em 15% da área corporal (um braço) três vezes por semana. Portanto, as pequenas exposições do cotidiano são suficientes para manter o status da vitamina D para as pessoas de risco para o câncer da pele (pele clara).

Em função de tais perigos, cresce a necessidade de proteção da pele frente à radiação solar. Todavia, o que geralmente se pensa, é apenas proteger as zonas da pele que não estão cobertas pela roupa. Neste sentido pressupõe-se que exista uma proteção solar por parte do tecido comum, o que, muitas vezes, não corresponde à realidade, sobretudo, quando se trata de tecidos leves de algodão, nos quais a penetração da radiação ultravioleta pode atingir valores elevados causando vermelhidão da pele.

Para preservar a saúde da pele, da ação maléfica dos raios solares, aconselha-se um conjunto de medidas práticas para diminuir a exposição ao sol, bem como torná-la segura quando desejável ou inevitável:

– EVITAR EXPOSIÇÃO SOLAR NOS HORÁRIOS DE MAIOR INSOLAÇÃO ENTRE 10h E 16h.
– PROCURAR MANTER-SE EM ÁREAS COM SOMBRAS
– UTILIZAR CREMES COM FATOR DE PROTEÇÃO ELEVADO
– UTILIZAR ROUPAS KYANOS QUE JÁ POSSUEM O PROTETOR SOLAR NO PRÓPRIO TECIDO

camisa-com-protecao-uv-camisa-protecao-solar-roupas-calca-esporte-academia-moda-uv-kyanos-fabricante-comprar-online-recife-boaviagem-pe

Dermatologistas e organizações anti-câncer alertam para a exposição excessiva ao sol e apelam à utilização de roupas apropriadas e de tecidos com proteção solar. Isto é particularmente importante para as crianças, pois a sua pele é ainda extremamente fina e só desenvolve mecanismos de proteção contra os prejudiciais raios solares por volta dos 15 anos. Mas é também extremamente importante para os profissionais cuja atividade obriga a uma grande exposição solar, como por exemplo, os trabalhadores da construção civil ou jardineiros. Para estes grupos de trabalhadores é aconselhável, do ponto de vista da sua saúde, que usem tecidos com proteção ao sol.

FATOR DE PROTEÇÃO ULTRAVIOLETA (UPF)

O Fator de Proteção UV (UPF) indica o tempo que uma pessoa que usa roupas com proteção ultravioleta pode estar exposta ao sol sem sofrer danos na sua saúde (danos na pele). O fator de proteção UPF é comparável ao fator de proteção dos protetores solares. Em ambos os casos, o tempo de proteção intrínseco da pele é a base de cálculo destes fatores, que podem variar consideravelmente dependendo dos tipos de pele.

Uma pessoa de tipo de pele muito clara com cabelo ruivo ou loiro e olhos azuis, tem aproximadamente cinco a dez minutos de tempo de proteção intrínseco da pele. Se estiver exposta ao sol por mais de dez minutos e sem proteção corre o risco de sofrer queimaduras solares prejudiciais.

Quando protegidas com roupa com um UPF, as pessoas de pele muito clara podem permanecer ao sol durante um tempo bem superior ao recomendado, até 6 horas sem danificar a pele.

PROTEÇÃO UV DOS TECIDOS

Intrinsecamente, os tecidos são apropriados para proteger contra os raios UV, já que conferem uma boa proteção contra radiação intensa do sol desde que sejam usados materiais e construções apropriados. Podem ser obtidos Fatores de Protecção UV (UPF) muito superiores aos dos mais eficientes protetores solares.

ÍNDICE UV

A intensidade do sol, assim como o tipo de pele, é crucial na escolha apropriada da proteção UV. O Índice Ultravioleta (IUV) proporciona informação sobre a intensidade de radiação num local específico.

O Índice UV é dependente da hora do dia, da longitude e latitude, época do ano, níveis de ozônio e da cobertura de nuvens. A reflexão da areia e da neve também afetam o nível IUV.

Share this post